jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

quarta-feira, 30 de maio de 2012

GOVERNADOR JAQUES WAGNER LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DA COSTA DAS BALEIAS.



governador Jaques Wagner lança, nesta quinta-feira (31), às 10h30, em Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, o Plano de Desenvolvimento sustentávelda Costa das Baleias, elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), em parceria com a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, pesquisadores da UFBA e o segmento empresarial.

Fruto de um trabalho de pesquisa, consulta popular, discussões técnicas e articulação política, feito entre setembro de 2010 e setembro de 2011, o Plano foi construído após mais de 2 mil entrevistas junto às lideranças locais, gestores públicos estaduais e municipais, além da comunidade interessada. Foram promovidas também 22 oficinas nos 13 municípios. Tudo isso com vistas a tratar das prioridades para o desenvolvimento sustentável do Território de Identidade do Extremo Sul.

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, secretário-executivo do Codes, “essaconstrção foi possível por termos contados durante todo o processo com a maturidade necessária para agregar experiências e proporcionar o fortalecimento das parcerias no sentido do desenvolvimento local”.
fonte tribuna da Bahia

Localizado no Extremo Sul da Bahia, a região da Costa das Baleias, apesar de está próxima ao local do descobrimento do Brasil, ficou esquecida na história até a segunda metade do século 20, quando começou a receber atenção de jovens e intelectuais das grandes cidades devido à riqueza ecológica da região, beleza das praias e seu isolamento. Com a chegada de investimentos imobiliários e turísticos, uma nova onda de redescoberta ocorreu na região, tendo como pólos de atração as praias semidesertas de águas mornas e cristalinas.


A Costa das Baleias é a segunda região de maior atração de investimentos da Bahia e nela está concentrada a produção de celulose do Estado. Beneficiando-se da montagem de nova infra-estrutura para viabilizar a produção de celulose e o desenvolvimento do turismo, conta com investimentos de implantação de derivados da fruticultura. No setor agropecuário, o Extremo-Sul da Bahia possui aptidões diversas.Entre os investimentos de ampliação, encontram-se projetos de grande porte alocados ao segmento madeireiro.


A região recebe este nome, pois na Costa encontra-se santuários ecológicos como o arquipélago de Abrolhos, refugio e berçário das baleias jubarte e os seus recifes, são internacionalmente reconhecidos como os de maior biodiversidade de todo o Atlântico Sul.





Nenhum comentário:

Postar um comentário