jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

sábado, 23 de março de 2013

TERCEIRA CARAVANA CULTURAL EM ITAMARAJU

 
Um dia pra ficar na história do município de Itamaraju, é assim que podemos classificar a passagem pela cidade da 3ª Caravana Cultural realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, ocorrido na manhã desta quinta-feira (21/03) no Cineteatro Orion. Em plena Rua Rui Barbosa e em frente ao Cineteatro foi montada uma estrutura com apresentação de vários produtos, produzidos de forma artesanal, demonstrando um pouco do que se pode encontrar no município.
 
Quando o secretário da Cultura do Estado, Albino Rubim, chegou ao local, acompanhado do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares (PSD), e de vários secretários, a recepção já estava montada. O secretário e sua comitiva foram recebidos por uma apresentação da Banda Marcial da Escola São João Evangelista, em seguida Albino Rubim pôde entrar e cumprimentar os seguimentos que estavam ali representados, expondo seus produtos e serviços, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos índios Pataxó da Aldeia Trevo do Parque.
 
Já no interior do Cineteatro, as autoridades sentadas na primeira fila, puderam assistir a várias demonstrações da força cultural do município de Itamaraju, apresentações que impressionaram e emocionaram até o prefeito Manoel Pedro. Quando teve a oportunidade de falar, o gestor foi sincero ao assumir que não fazia ideia do potencial cultural que existe no município e, prometeu se empenhar para que os valores de Itamaraju não fiquem mais escondidos, mas aflorem, apareçam e brilhem “para que toda região possa ver a nossa riqueza cultural”, disse.
 
O prefeito firmou um compromisso público de que nas festas tradicionais do município, como o São João, não vai faltar à participação massiva dos artistas da terra. Já o secretário Rubim, que trouxe com ele mais 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas à Secretaria (Funceb, FPC, IPAC, CCPI, e DIMUS), fez questão de incentivar o município para que eventos como aquele, que reúne os principais atores culturais da cidade, ocorram pelo menos uma vez por ano, por iniciativa da prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal e dos próprios artistas.
 
A Caravana que já havia passado por Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado, ainda iria percorrer os municípios de Eunápolis, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. De acordo com a programação, a terceira edição da Caravana, que pode ser chamada de maratona, percorre 11 municípios de dois Territórios de Identidade – Extremo Sul e Costa do Descobrimento. “As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios”, disse Rubim em entrevista coletiva concedida à imprensa local.
 
A ação pretende ainda detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado. A realização da III Caravana Cultural conta com a colaboração de outros órgãos do Governo do Estado, como da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA).
Por Nilson Chaves - Cocobongo
 
   
 
 

  I