jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

POLICIA MILITAR DE ITAMARAJU FORMA TURMAS DO PROERD EM GUARANI DISTRITO DE PRADO"



Na manha dessa segunda feira (10), a 43ª Companhia Independente de Polícia Militar promoveu mais uma formatura de alunos do Programa de Resistência às Drogas e a Violéncia (PROERD). A solenidade aconteceu no Distrito de Guarani, em Prado, onde foram formadas 70 crianças, do 5º ano da Escola Municipal 2 de Julho, que ao longo do ano frequentaram as aulas do Curso PROERD. O Programa foi implementando em Prado no ano de 2009 e já contemplou um número de 1.125 crianças de escolas públicas do município.
O programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, os referentes à família, à escola e à comunidade, favorecendo o desenvolvimento da resistência em crianças e adolescentes, os quais, sem tais estratégias, poderiam correr riscos de se envolverem com drogas.  Tais estratégias concentram-se no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, auto-estima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos e alternativas positivas contrapondo o uso de drogas.
 

A instrutora do Programa é a Sargento Romenny Larissy Favaratto, que ministra semanalmente aulas para as turmas, abordando a problemática das drogas e suas consequências. A sargento, que aplica o programa também em Itamaraju, neste ano, recebeu o reconhecimento do Comando da Corporação, estando no rol dos policiais militares que tiveram a melhor produtividade na aplicação do programa no Estado, o que lhe rendeu uma viagem ao Estado do Rio de Janeiro, pioneiro em matéria de PROERD no Brasil.Na solenidade, foi prestada uma homenagem “post mortein” ao aluno Diego Novaes Lima, aluno da escola, que chegou a frequentar as aulas do Curso mas que teve a vida abreviada no mês novembro quando foi vitima de afogamento. Na sequencia, foi lida a melhor redação Proerd, elaborada pela aluna Francine Nascimento da Silva. Na oportunidade, os alunos também fizeram o juramento solene perante a comunidade, onde assumiram o compromisso de dizerem não às drogas.O evento contou com a participação do Cap PM Leonardo Gouvea Dumas, Subcomandante da 43ª CIPM, que no ato representou o Major Gilson Paixão, Comandante, o Tenente PM Sidney Rodrigues de Oliveira, Coordenador do PROERD na Unidade, o Tenente PM Samuel Santa Bárbara, Comandante de Prado, e a Sargento Romenny, Instrutora Proerd, Sr. Wendres, Diretor da Escola 2 de Julho, professores e pais de alunos.

Crédito da Máteria e foto: Itamaraju Noticias.