jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

sábado, 10 de novembro de 2012

Pagamento Por serviços ambientais - ONG em Itamaraju prepara PSA para Bacia do rio do ouro


Eng.Agrônomo Paulo Medrado

Muitos Estados da Federação já adotaram uma Legislação que regulamenta os PSAs, a exemplo de nosso vizinho o ES e os Estados da Região Sul. Em maio a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou a criação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, que vai oferecer dinheiro às pessoas que preservarem ou recuperarem o meio ambiente.
Pela proposta, serão remuneradas iniciativas de proteção ou renovação dos solos; manutenção da biodiversidade; controle das emissões de gases causadores do efeito estufa; manutenção do ciclo da água, entre outras. Os recursos dos programas serão arrecadados por um fundo específico, e o valor a ser pago pela preservação será definido por uma comissão multidisciplinar.
Aqui no Estado da Bahia, Itamaraju largou na frente com uma proposta inovadora e bem fundamentada para o PSA na área da bacia do Rio do Ouro que a EMBASA explora para o abastecimento da cidade. A autora do projeto é a ONG Flora Brasil com o apoio de inúmeras entidades, portanto os interessados em conhecer o projeto podem buscar informações junto a esta entidade e quem sabe se futuramente não poderemos estender a outras regiões do município ou de municípios vizinhos?
Para isso acontecer, é preciso, é claro, apoio da administração municipal (uahhh).


Parte de Texto produzido por Paulo Medrado em sua  coluna no radar 830

Nenhum comentário:

Postar um comentário