jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

quinta-feira, 3 de maio de 2012

"FALECEU A NOBRE REGINA SIMÕES DO JORNAL ATARDE"



Morreu nesta quinta-feira (3), aos 99 anos, em sua residência no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, a ex-presidente do Grupo A TARDE Regina Helena Simões de Mello Leitão. Ela faleceu por volta das 13h30 e completaria 100 anos de idade no próximo dia 28 de agosto. Dona Regina, como era chamada por amigos e colegas de trabalho, teve três filhos: Ernesto Simões de Mello Leitão, Sérgio Simões de Mello Leitão - ambos falecidos - e Sylvio Simões de Mello Leitão, um dos diretores executivos do Grupo.
Trajetória - Regina Simões de Mello Leitão nasceu em 28 de agosto de 1912, em Salvador, mesmo ano de fundação do Jornal A TARDE. Estudou no Colégio Alemão na capital baiana e, depois, no Sagrado Coração de Jesus, no Rio de Janeiro. Ela cursou literatura e línguas em Paris e estudou enfermagem na Cruz Vermelha Brasileira, também no Rio de Janeiro.
Em 1957, após a morte do pai, o jornalista Ernesto Simões Filho, fundador de A TARDE, Regina assumiu a presidência da empresa, posição que ocupou durante 54 anos, só tendo deixado formalmente o cargo no mês passado. Nos últimos dois anos, ela já não frequentava a empresa, em decorrência dos problemas de saúde, consequência da idade avançada. Em seu lugar, assumiu a presidência do Grupo o superintendente Renato Simões Filho, seu irmão.
Regina foi membro da Sociedade Interamericana de Imprensa, tendo sido eleita em 1971, no México, vice-presidente regional do Comitê de Liberdade de Imprensa. Em uma época em que não era comum mulheres assumirem cargos executivos em companhias, ela ficou conhecida pela sua objetividade, firmeza e por seguir os valores editoriais concebidos pelo pai quando da criação do diário, para quem nenhum interesse poderia ser mais importante que o público. Sob sua liderança, A TARDE tornou-se um dos principais jornais do Brasil.
A jornalista será sepultada no Cemitério São João Batista nesta sexta-feira, 4, às 10h, no bairro Botafogo, na capital fluminense.
por Atarde,
foto Gildo Lima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário