jornal gratuito com o Educador Armando Azevedo

jornal gratuito com o Educador  Armando Azevedo
Grandes homens públicos de Itamaraju:Bonifácio e Zezé Almeida

sábado, 19 de maio de 2012

ARMANDO AZEVEDO: A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO "



Diante de Tantas noticias que bombardeia os nossos ouvidos sobre greve de professores municipais e estaduais e carros que circulam pela cidade com manifestação de apoio a greve da Educação,servindo de propaganda  contra o atual prefeito;é que faço a simples  pergunta: O que se faz é educação ou instrução? você já ouviu a frase qual seu grau de educação? Eu também não. O que se ver é uma enxurrada de sindicatos  tentando conseguir 22,22 para a instrução e não para a educação.vou explicar : Veja o que diz o Doutor José Siquara da Rocha um mestre e amigo: O Homem pode ser altamente instruido e não ser educado.  A instrução começa no lar e vai a escola até a universidade para alguns privilegiados. Todavia, Educação,Vem do berço do ventre maternos,com carinho e amor Educação é de dentro para fora e instrução é de fora para dentro.no século XX Einstein dizia que a ciência e a técnica são muito importantes, mas não podem fornecer ao homem a exata finalidade de sua existência aqui no planeta. A ciência e a técnica lhe dão condição de descobrir fatos, podem dar conforto, saúde, prolongar a vida, mas não podem criar valores que influenciam dentro de nós, despertando o divino que lá está.. O homem verdadeiramente educado é um homem feliz.
A instrução coleciona fatos, conhecimentos; a educação junta valores. Esses valores valorizam os fatos. A instrução facilita ao homem os meios necessários à sua vida profissional. A educação desenvolve no homem valores que nele existem potencialmente e que o transformam em um ser humano harmonioso e bom, em condições de ter paz interior e poder influenciar para que haja paz em seu redor... e mais além.
O homem evolve verdadeiramente quando tem em si instrução, conhecimento, educação e valores morais.
A grande missão, o grande trabalho de Jesus foi mostrar ao homem a sua origem divina (Vós sois deuses...), nele despertando valores, condições morais, o que era então quase desconhecido,
No processo educativo é necessário desenvolver em cada um a tolerância, a compreensão, a afabilidade, a generosidade, a fraternidade, o sentimento de justiça, o amor. E assim, todo o homem que é potencialmente bom, mostra então a sua bondade natural.
Que Deus abençoe oMestre Siquara pela lição a nós todos.Tive o Privilegio de conviver com este grande Baiano de Belmonte.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário