Produtores rurais do município de Itamaraju, especialmente os que atuam na criação de gado leiteiro, estiveram reunidos no final da manhã desta quarta-feira (19), com os secretários municipais Luciano Porto (Governo) e Solange Chagas (Agricultura), quando foi discutido o apoio da prefeitura para um projeto que visa implantar inicialmente uma central de resfriamento do leite e posteriormente a construção de um laticínio próprio, para industrialização do produto in natura, com a consequente agregação de valores.
Os produtores, coordenados por Marinélia Dias, essa que é fomentadora de arranjos produtivos e da Mesovales, pediram à administração municipal um espaço para que seja projetado e desenvolvido o laticínio. O terreno almejado mediria cerca de 1 hectare e imediatamente foi pensada uma área localizado às margens da rodovia BR-101, próxima ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, essa que já pertence ao município e que nos próximos dias deverá começar receber infraestrutura, inclusive asfaltamento e que vai abrigar um pólo de confecções. O setor já gera aproximadamente 350 empregos diretos e as peças produzidas em Itamaraju, segundo levantamento feito pelo secretário Luciano Porto, já são vendidas para diversos estados brasileiros. Além da área disponível, o município de Itamaraju está tentando financiamento junto ao Desembahia para financiamento de outras 20 hectares, numa área de fica aos fundos do terreno que fora disponibilizado à Dakota, na época do anúncio inicial da vinda da empresa.
“Alguns só falam nessas grandes empresas e se esquecem que temos setores produtivos, que geram renda e empregam muitos trabalhadores. Com nossas potencialidades e particularidades, temos que organizar esses empreendimentos, desenvolver uma política de conscientização da profissionalização e crédito, pois assim estaremos solucionando muitos entraves da nossa economia. O que depender do esforço do governo municipal, estaremos nos empenhando ao lado desses produtores, assim como já temos feito com os empresários da área de confecção”, comentou o secretário Luciano
Matéria Teixeira News.
Ronildo Brito
Crédito da foto:Gean Borges.
Nenhum comentário:
Postar um comentário